quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Especialização em PowerPoint

Curso profissionalizante de informática
Especialização em PowerPoint


Docente: Walter Vaggner Silva Albuquerque
Discente: Eliana de Jesus
Módulo: IIº
Tema: sistema operacional de um PowerPoint





Ubaíra – 2011

Curso profissionalizante de informática
Especialização em PowerPoint

PRIMEIRA PARTE – SISTEMA OPERACIONAL
Um programa de computador era um conjunto de instruções de máquina, escritas, em geral, em código binário (linguagem de máquina), que eram colocadas na memória do computador. Após isso, era disparado o início do mesmo e o computador se encarregava de gerar resultados. Dessa forma, o uso de um computador estava restrito a umas poucas pessoas que conseguiam montar esses verdadeiros hieróglifos modernos e, ao mesmo tempo, até por causa disso, tinham uma baixa produtividade. Foi nesse contexto que apareceram as linguagens de Montagem e os Sistemas Operacionais. Os primeiros permitiam que os programas de computadores fossem escritos usando mnemônicos das instruções de máquina e que o trabalho de processamento de programas deixasse de ser artesanal; um programa se encarregaria de fazer todas essas tarefas antes realizadas manualmente. Assim, nasciam os Sistemas Operacionais. Daí para frente, com a própria evolução dos computadores, eles evoluíram, para melhor aproveitar os novos recursos que as máquinas iam oferecendo.
Lembre-se: No Mercado Livre é possível encontrar tudo aquilo que você procura inclusive softwares, sistemas operacionais Linux, Windows e muito mais.

O surgimento das linguagens de programação
A seguir, surgiu o que, na época, chamavam de linguagens de programação de alto nível e seus correspondentes compiladores. As linguagens eram chamadas assim, pois, no entendimento da época, a forma de construção de soluções assemelhava-se à linguagem humana. Hoje, pode-se afirmar, sem temor de erros, que se tratava apenas de uma forma mais amena de lidar com a linguagem da máquina. Os compiladores eram programas que se encarregavam de converter programas escritos nessas linguagens, para programas escritos em linguagem de máquina. Com o surgimento das Linguagens de Programação e os Compiladores, surgem os programas-fontes, escritos numa linguagem de programação e, portanto, compreensíveis, para quem conhece essa linguagem e os programas executáveis, os quais, simplificando o processo, poder-se-ia dizer que eram gerados pelos compiladores para serem executados pela máquina, e, portanto, absolutamente incompreensíveis. Dentro das linguagens desse tipo que atingiram um grande sucesso, encontram-se o FORTRAN, nas aplicações técnicas científicas e o COBOL, nas aplicações administrativo-financeiras. O surgimento dessas linguagens permitiu que o campo de ação dos computadores se expandisse significativamente, embora continuasse restrito às grandes corporações públicas ou privadas. Foi nesta época que surgiram nas empresas e as grandes corporações que incorporaram o uso de computadores nas suas atividades, os CPDs (Centros de Processamento de Dados). Neste local, se fixavam os computadores e o pessoal envolvido com eles, desde os operadores, passando pelos programadores e analistas, que não eram outra coisa que programadores mais experientes. Os cursos de computação inexistiam nessa época. Desta forma, pode-se concluir que o uso de computadores era totalmente centralizado; os usuários eram treinados para usar os novos sistemas elaborados desde os CPDs e raramente podiam influir significativamente no seu modelo. Para serem exatos, eles eram consultados no início do projeto e, após isso, os sistemas de computação eram projetados e desenvolvidos segundo a concepção dos analistas.


SEGUNDA PARTE – HARDWARE x SOFTWARE

Hardware X Software
Ao mesmo tempo em que o software evoluía, o hardware também o fazia. Com os avanços da eletrônica, da válvula se passou para o transistor, e dele para os circuitos integrados. Os computadores diminuíam em tamanho e aumentavam em capacidade. Não era mais possível imaginar um computador executando um único programa, principalmente nas aplicações do tipo administrativo-finaceiro, nas quais, por realizar muitas operações de leitura e escrita, deixava o computador ocioso á maior parte do tempo. Por esta razão, surgiram os sistemas operacionais de tempo compartilhado, os quais permitiam que o computador atendesse vários programas ao mesmo tempo. Para isso, executava um pouco de cada vez e, cada vez que o programa estava realizando operações de leitura/escrita, passava seus serviços para outro programa. Com esses progressos, os computadores começaram a ter seus terminais e começaram a sair dos CPDs e a ficarem mais perto dos usuários finais, gerentes, atendentes de lojas, entre outros.


TERCEIRA PARTE – Windows e internet nos dados de software

O Windows e a Internet
As dificuldades enfrentadas pelos novos usuários de computadores, somadas aos novos recursos gráficos e a aparição das linguagens de programação orientadas a eventos, possibilitaram o surgimento da era Windows e seus correspondentes pacotes, dentro dos quais o Office. Esses softwares fizeram com que os usuários se livrassem dos enfadonhos comandos, empregando o computador e seus utilitários por meio de ícones e menus que monitoram seu uso. Estes pacotes e a INTERNET fizeram dos computadores uma ferramenta quase que indispensável em todas as atividades do chamado?Mundo civilizado?. Desta forma, o software produzido não tinha mais um mercado reduzido, ao contrário, tinha um mercado jamais imaginado. Isso possibilitaria que o dono da empresa fabricante do Windows, Mr. Billy Gates, passasse a ser dono de uma das maiores fortunas do planeta. Também não poderia ser de outro modo, uma vez que vende um software caro e faz?Atualizações? Anuais, para deixar o usuário sempre?Desatualizado? Mantendo, dessa forma, quase um monopólio sobre o mercado, fato reconhecido até pela própria Justiça Americana.

QUARTA PARTE – PROGRAMAS OPERACIONAIS

DOIS PROGRAMAS OPERACIONAIS


No atual mundo da alta tecnologia, a pessoa simplesmente não pode passar sem um computador. Hoje em dia, nós nos comunicamos mais através de e-mails do que por meio do serviço postal. Nós pagamos nossas contas online, compramos todos os tipos de itens, de eletrônicos a jóias, de carros a ingressos para espetáculos, tudo online.
Sim, o computador literalmente revolucionou as nossas vidas. No entanto, muitas pessoas não têm idéia de que no passado houve uma incrível batalha entre qual tipo de sistema operacional seria o mais predominante nessas máquinas maravilhosas.
Quando o PC (computador pessoal) surgiu no mercado no final dos anos 70, o Windows não era o sistema operacional predominante. A Apple Computers tinha desenvolvido um sistema fácil de usar, que permitia ao usuário executar programas projetados para esse sistema operacional.
Certamente, todos nós já ouvimos a história de Bill Gates e seu revolucionário sistema operacional desenvolvido em sua garagem, chamado Windows. E, em pouco tempo, programas de computador desenvolvidos especificamente para as funções de negócio, que só funcionariam no Windows, começaram a ser produzidos para o seu novo produto.
Em resumo, no princípio nós tínhamos dois sistemas operacionais bem equilibrados para escolher. Foi preciso um pouco de publicidade para que se espalhasse a fama sobre o novo sistema de tecnologia do Bill Gates, mas quando isso aconteceu, os PCs da IBM explodiram no mercado mundial. Com tantos programas para se usar com o software, ele superou facilmente a maior parte do mercado, anteriormente desfrutada pela Apple.

QUINTA PARTE – VALORES SOCIAIS E PROGRAMAS

POR QUE EU ESTOU FALANDO SOBRE ISSO NUM SITE DE CABALA?

O mais importante aqui não são os diferentes programas que são executados no computador, mas sim o sistema operacional global que administra esses programas. Há outro problema. Os programas que são feitos para a Apple não funcionam num PC com Windows. Curiosamente, como seres humanos, nós somos exatamente como um computador. Nós rodamos vários programas, executamos milhares de funções a cada dia, mas em suma, operamos num único programa de exploração global que administra tudo o que fazemos.
Esse programa operacional é chamado desejo de receber.
Como ele funciona? Ele funciona sob o princípio: "o mínimo de esforço pelo máximo de lucro". Não importa que situação surja diante de nós, o cérebro imediatamente faz um cálculo a respeito da maior quantidade de prazer que talvez possamos receber. O oposto também é verdadeiro. Para situações que envolvam algum tipo de dor, o cálculo de como evitar essa dor com a menor quantidade de esforço também se aplica.

A NECESSIDADE DE UMA MUDANÇA NOS VALORES SOCIAIS PARA MUDARMOS O PROGRAMA

Obviamente, esta não é uma tarefa fácil. Para alterar a forma como ocorrem os nossos cálculos dentro do nosso cérebro, é preciso que reforcemos constantemente de que é isso que devemos fazer. Nós devemos estar totalmente convencidos de que, ao fazermos essa mudança, estaremos de alguma forma numa situação melhor. Caso contrário, o nosso atual programa operacional nunca nos permitiria nem mesmo tentar tal mudança.
Isso significa que deveríamos ter um anúncio apropriado para nós, de forma constante, exatamente como o bombardeio de propagandas que ocorre diariamente na TV. E qual seria esse anúncio? Seria "Amar ao próximo com a si mesmo". Em outras palavras, dar mais importância aos desejos dos outros do que os meus próprios. Esse ato é simplesmente chamado de "amor".
Quanto ao porquê de tudo isso, é que nós atualmente operamos num sistema simples utilizado por todos os animais - incluindo os seres humanos. Mas o nosso nível de desejo é tão maior e mais complexo do que qualquer outro animal, que constantemente fracassamos em relação a esses desejos acima da nossa natureza animal. Esta é a causa de todas as guerras, crimes, abusos de drogas e violência em nosso mundo. Por quê? Toda a Natureza funciona neste programa de doação e de amor. Então, se aprendermos este princípio do amor, acabaremos com o sofrimento como o conhecemos.

MUDAR O PROGRAMA = IGUALAR-SE À NATUREZA

Somente os seres humanos têm a capacidade de existir com um programa operacional que é exatamente oposto à Natureza. Se mudássemos esse programa, se mudássemos para atingirmos a equivalência de forma com a Natureza, então, exatamente como o programa originalmente escrito para Apple, que foi modificado e agora roda em Windows, nós seríamos capazes de operar todas as nossas funções de uma forma completamente similar à Natureza.
Nós descobriríamos o amor. Descobriríamos a fonte de prazer ilimitado, muito maior do que o conjunto de todos os prazeres que já vivenciamos através do nosso atual programa operacional chamado "o desejo de receber".
SEXTA PARTE – SISTEMA NUMERAL E DECIMAL
Base de um Sistema de Numeração:

A base de um sistema é a quantidade de algarismos disponível na representação. A base 10 (decimal) é hoje a mais usualmente empregada, embora não seja a única utilizada. No comércio pedimos uma dúzia de rosas ou uma grosa de parafusos (base 12) e também marcamos o tempo em minutos e segundos (base 60).

Os computadores utilizam a base 2 (sistema binário) e os programadores, por facilidade, usam em geral uma base que seja uma potência de 2, tal como 24 (base 16 ou sistema hexadecimal) ou eventualmente ainda 23 (base 8 ou sistema octal).

Na base 10, dispomos de 10 algarismos para a representação do número: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Na base 2, seriam apenas 2 algarismos: 0 e 1. Na base 16, seriam 16: os 10 algarismos aos quais estamos acostumados, mais os símbolos A, B, C, D, E e F, representando respectivamente 10, 11, 12, 13, 14 e 15 unidades. Generalizando, temos que uma base b qualquer disporá de b algarismos, variando entre 0 e (b-1).

 Sistema Binário:

Os computadores modernos utilizam apenas o sistema binário, isto é, todas as informações armazenadas ou processadas no computador usam apenas DUAS grandezas, representadas pelos algarismos 0 e 1.

Essa decisão de projeto deve-se à maior facilidade de representação interna no computador, que é obtida através de dois diferentes níveis de tensão. Havendo apenas dois algarismos, portanto dígitos binários, o elemento mínimo de informação nos computadores foi apelidado de bit (binary digit).

Abaixo segue a tabela dos valores numéricos no qual são mais utilizados:



 Conversões de Bases e Aritmética Binária, Hexal e Octal:

Eu não vou frisar muito essa parte do tópico, apesar de ser o mais importante se tratando do sistema de numeração pelo motivo de ser muito complicado de explicar apenas escreveram.

 Operações Lógicas:

Todos os complexos operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou Gates - "portas" lógicas).

Computadores digitais (binários) são construídos com circuitos eletrônicos digitais - as portas lógicas (circuitos lógicos). Os sistemas lógicos são estudados pela álgebra de chaveamentos, um ramo da álgebra moderna ou álgebra de Boole, conceituada pelo matemático inglês George Boole (1815 - 1864). Boole construiu sua lógica a partir de símbolos, representando as expressões por letras e ligando-as através de conectivos - símbolos algébricos.

A álgebra de Boole trabalha com apenas duas grandezas: falso ou verdadeiro. As duas grandezas são representadas por 0 (falso) e 1 (verdadeiro). Nos circuitos lógicos do computador, os sinais binários são representados por níveis de tensão. A grandeza 0 (falso) é representada por tensão próximo ao valor 0 (Zero), e a grandeza 1 (verdadeiro) pela tensão próxima a 5 (Cinco).

Existem quatro tipos de operações lógicas que se podem operar sobre números binários: AND, OR, XOR (ou exclusivo), e NOT.

Para explicar melhor o que ser esse AND, OR, XOR, e NOT também será complicado, porque isso se aprende em Lógica para Computação, e será ruim "sairmos" do assunto principal do tópico.


 Operações Lógicas com bits:
» AND (E):

A operação lógica AND é uma operação que aceita dois operandos. Estes operando são binários simples (base 2).

Uma maneira compacta de representar a operação lógica AND é com a tabela verdade (foto que coloquei abaixo). As duas colunas á esquerda representam os dois operandos da operação e a terceira coluna representa o resultado.

Em português, a operação lógica AND é: "se o primeiro operando é 1 e o segundo operando é 1, o resultado é 1, senão o resultado é 0". Na Lógica para Computação seria "quando o 1º é verdadeiro e o 2º é verdadeiro, o resultado é verdadeiro".


»OR(OU):

A operação lógica OR também é uma operação com dois operados.
A operação lógica OR significaria: "Se o primeiro operando ou o segundo operando (ou os dois) forem 1, o resultado é 1, senão o resultado é 0". Esta operação também é conhecida como ou inclusivo (inclusive-OR).

» XOR (OU Exclusivo):

A operação lógica XOR (ou exclusivo) também é uma operação com dois operados.
Em português a operação lógica XOR significaria: "Se o primeiro operando ou o segundo operando, mas não os dois, for 1, o resultado é 1, senão o resultado é 1".

» NOT (NÃO):

Em português a operação lógica NOT significaria: "Se o operando for 1, o resultado é 0, senão o resultado é 1".


                 Estudo sistema operacional – Mod.
O mapeamento, chamado de pressão, consiste em saltar (m – 1), blocos físicos para obter, o começo do próximo bloco lógico, ou seja, se I (i), é o número de um bloco logo no cilindro, então:
f(i) = mi Mod n, 0 ≤ i < n, 0 < m< n.
Para calcular F = 
f(i) = Mod (m – 1) / 2 = n – b = 0

O mapeamento deve ser números primos então:
mdc = (m, n) = 1

         Quando calcular agora tempo de latência (i ou I), (em números de setores), entre dois blocos lógicos (g), ele é igual pelo menos (g), mais a sua diferença angular (e), e mais os setores de blocos.
         L= g + e.
         Determinar a diferença angular:
         e= a Mod c – g Mod c


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CURSO AVANÇADO - powerpoint e funções


POWERPOINT

Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows, ou seja, para poder executar o software no computador é necessário ter previamente instalado o sistema operacional no computador. Permite criar apresentações gráficas com uma aparência totalmente profissional, dispondo para isso de ferramentas e funções inovadoras. Para criar apresentações gráficas, dispõe de processamento de textos, estrutura de tópicos, esquemas automáticos, modelos, desenhos, assistentes, gráficos e vários tipos de ferramentas para expressar idéias nas apresentações. Atualmente o domínio da ferramenta Powerpoint tornou-se fundamental, visto que grande parte das apresentações em cursos, escolas, faculdades e reuniões utilizam projetores para ilustrar melhor as idéias apresentadas pelo orador. O uso do Powerpoint é simples e o produto é rápido de ser dominado.

Relação de alguns termos relacionados ao Powerpoint:

 - Apresentações: Trata-se de um arquivo composto por um conjunto de slides, anotações para o orador, documentos para os participantes e a estrutura de tópicos.
 - Slides: Um slide pode conter textos, títulos formas, objetos desenhados, gráficos, imagens pré-desenhadas, etc... É cada página individual da apresentação. No idioma inglês a palavra slide significa "deslizar", termo derivado dos antigos projetores, quando a figura a ser projetava deslizava em um carrossel de fotos.
 - Classificador de Slides: Imprime a apresentação em forma de documentos para os participantes.


CONCEITOS DE MODELAGEM

 O modelo de sistema de informação deve ter a capacidade de expressar o conhecimento do ambiente onde o sistema está inserido.
Modelos para os diversos aspectos do sistema são apresentados em uma especificação de sistemas.
Modelos representam o sistema a partir de várias perspectivas que se complementam.
Não existem modelos certos ou errados. Mas modelos utilizados ou não utilizados.
A modelagem dos fatos de uma realidade em análise se utiliza de modelos que são expressos através de uma linguagem visual compostas de regras, pela qual estrutura as idéias através de um método.

Método - Maneira explicita de estruturar pensamentos e ações.
                Diz o que fazer como faze, quando fizer e porque é feito
                Contém modelos.


Modelos- Descreve alguma coisa e comunica o resultado do uso do método
                 Tem uma proposta.
                 É expresso em uma linguagem de modelagem e um conjunto de regras de                  como usar.

ATIVIDADE AVALIATIVA DO MODULO POWERPOINT E SUAS FUNÇÕES


PROFESSOR: WALTER VAGGNER SILVA ALBUQUERQUE

MÓDULO: POWERPOINT E SUAS FUNÇÕES

PERIODO: 26 / 03 Á 30 / 04 DE ABRIL


DISCENTE: ELIANA





OBSERVAÇÃO DA ATIVIDADE:
·        AS QUESTÕES DEVEM SER RESCRITAS EM OUTRA FOLHA DO WORD
·        A ATIVIDADE DEVERÁ SER PASSADA PARA O E- MAIL DO DOCENTE


1.     A PARTIR DO TEXTO DA PÁGINA 3 – DO LIVRO HORA 1 , COMPUTADORES COMO FERRAMENTA DE TRABALHO, FAÇA UMA ANALISE EM RELAÇÃO AO TEXTO E AO POWERPOINT E SUAS FUNÇÕES.
(MINI: 30 LINHAS, MAXI: 45 LINHAS)


2.     NA PÁGINA 17 DO LIVRO HORA 1 , RETRATA A QUESTÃO SOBRE SOFTWARE LEIA O TEXTO E DEFINA O PORQUÊ DIZERMOS QUE O POWERPOINT ELE É UM SOFTWARE?





3.     DE SUA OPINIÃO SOBRE A ATIVIDADE.

SUCESSOS!

02 / 04 / 1


CRIAR UM SLIDE SOBRE O TEMA PROPOSTO

COLOCANDO NELA ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

ü IMAGEM DE FUNDO; IMAGEM SOBRE O TEMA


ü COR DIFERENCIADA ENTRE TEXTO E TEMA;

ü LEMBRE – SE DAS INFORMAÇÕES SOBRE BONS SLIDES.



FRAGMENTO        
                                    
Era da Informação (também conhecida como Era Digital) é o nome dado ao período que vem após a Era Industrial, mais especificamente após a década de 1980 embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.


·        RETRATAR OS FRAGMENTOS EM NEGRITO : ( PALAVRAS )


                

domingo, 14 de agosto de 2011

PROVA FINAL DO MÓDULO I - HISTÓRIA DA INFORMÁTICA - TECNOLOGIA


1.      Dentro do conteúdo abordado durante o I módulo, com o seguinte tema proposto sobre
      “ Informática história e descoberta”, leia os temas abaixo e marque a questão correta. ( 1,0 )

Fazendo uma retrospectiva da evolução do homem desde os tempos primitivos, analisa-se que a educação e a comunicação estão intimamente ligadas.
a.       (   ) Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana às tecnologias. Essas novas tecnologias que colaboraram intrinsecamente para a evolução do homem.

b.       (   ) no processo histórico da humanidade. Desde os tempos primórdios que o homem interage com o meio ambiente para satisfazer as necessidades de sobrevivência e comunicar-se com o outro através de gestos, símbolos e desenhos para juntos formar comunidades, explorar e desmistificar o planeta.

2.      Dentro do seu conhecimento sobre “informática”, analise o fragmento abaixo e selecione a sentença que corresponde à questão. (1,0)
Em tecnologia é possível pensar em tudo, em todas as ciências existentes como Ciências Humanas, Ciências Exatas, Medicina entre outras, nesse sentido não é possível mais pensar no mundo sem pensar em tecnologia. 
a.       (     ) Durante muitos e muitos anos, o homem solucionou diversos problemas, para isso inovou e diversificou meios para adequar a vida humana.

b.       (     ) A informática é um dos elementos essenciais para a evolução humana, visto que a mesma de grande valia para o seu desenvolvimento.

3.      Qual a finalidade do ABACO?(0,5)

4.      PASCAL formulou algo que mudou a sua época, sintetize essa época mostrando os pontos positivos dessa época?(0,5)
5.      Quais são os componentes de um PC?(0,5)
6.      Analise a questão correta sobre satélite, justificando – as   incorretas. (1,5)
a.       Qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta.
b.       Sistema combinatório com a lua.
c.       Sistema que liga um radar do satélite a rede local.
d.       Sistema monetário sobre requisito para ser analisado como sistema ajustativo.

7.      Elabore um texto opinativo sobre: Inclusão digital, informática, história e pré – história e o uso adequado e inadequado de PC ´S, nas escolas de primários e ensino médio em relação ao uso da tecnologia portátil. ( 1,5)

Redação

8.      A partir do seminário apresentado, elabore um texto opinativo sobre o seguinte tema “Tecnologia”. (2,0)

LEIA O PARAGRÁFO ABAIXO.
O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades. Podemos dizer que a necessidade é a mãe das grandes invenções tecnológicas”.

- Máximo: 20 linhas
Serão  avaliados pelos:

- organização
- criatividade
- fatos e relatos dentro do texto.








 ALUNA:





O homem e sua sabedoria muda o mundo!