domingo, 14 de agosto de 2011

Módulo I - Powerpoint e funções.



ESTUDO SOBRE POWERPOINT



·                   O QUE É POWERPOINT,
·                   COMO CRIAR BOAS APRESENTAÇÕES,
·                   ATIVIDADES.









PRIMEIRO MÓDULO


PROFESSOR: WALTER VAGGNER SILVA ALBUQUERQUE



MÓDULO: POWERPOINT E SUAS FUNÇÕES

PERIODO: 26 / 03 Á 30 / 04 DE ABRIL


DISCENTE: ELIANA



OBSERVAÇÃO DO MODULO:

·                   TERÃO ATIVIDADES SOBRE O ESTUDO, SERAM TAMBÉM AVALIADOS,

·                   PESQUISA ENVOLVENDO TEMAS ESTUDADOS,

·                   MINI – PROJETOS ENVOLVENDO O ASSUNTO ABORDADO,

·                   AS ATIVIDADES ESTARAM NO FINAL DE CADA MODULO.


PRIMEIRA PARTE:



POWERPOINT - O QUE É?

O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WORDART), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (Clip-art). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides.






COMO CRIAR BOAS APRESENTAÇÕES?

Dica 1 – Quantidade de Slides e o Tempo

Ter um tempo maior para apresentar não significa que você deve aumentar o número de slides. Pela prática posso falar que na maioria dos casos, um número entre 10 e 15 slides é aceitável para uma apresentação de 20 minutos. A quantidade de slides não representa a qualidade da apresentação. Não se esqueça de numerar os slides. Isso ajuda o público a acompanhar o andamento da apresentação. Utilize o formato, “1 de 10”, “2 de 10”.

Dica 2 – Padronização
Se você for fazer uma apresentação para sua empresa converse com a equipe de marketing, normalmente as empresas tem um templete (modelo) de PowerPoint já pronto, e você, vão fazer seu trabalho a partir dele. A padronização é importante, pois, facilita e organização da apresentação. Agora, se não existe um padrão você pode usar os inúmeros temas do PowerPoint. A Microsoft também disponibiliza o download.



Dica 3 – Cores
Escolha uma cor de texto que tenha o maior contraste possível com o fundo. O recurso Esquema de Cores do Slide pode lhe ajudar na decisão. Evite slides em preto-e-branco, senão qualquer panfleto chumbrega chamará mais atenção do que os seus slides. Teste a apresentação no local que você vai fazer a apresentação, pois as luminosidades do local e dos projetores variam de acordo com o ambiente.

Dica 4 – Slide Agenda
É geralmente, o segundo slide, é uma visão geral do que será apresentado. Mostre nesse slide tópicos com os assuntos da apresentação.

Dica 5 – Slide de Abertura
É a capa da sua apresentação. Então você deve caprichar. Deve conter, obrigatoriamente, o tema da palestra, seguido pelo seu nome, e se for para uma empresa coloque seu cargo ou função. Enquanto a apresentação não começa o Slide de Abertura pode ficar aberto ao público.




Dica 6 – Slide Q&A (Perguntas e Respostas)
Se o tema permitir, abra espaço para Perguntas e Respostas. A maioria das pessoas gosta de interagir com o palestrante. Geralmente esse slide é o penúltimo. Insira nele uma imagem com pontos de interrogação estilizados. Use a Criatividade.

Dica 7 – Slide de Encerramento
No último slide exiba um bonito “obrigado”, ou qualquer outra frase de agradecimento. Aproveite o espaço, para exibir a logomarca da sua empresa ou seus dados pessoais. Esse é o melhor momento para fazer seu marketing pessoal.










SEGUNDA PARTE
                                              

                  
·                   DESENVOLVENDO UMA A PRESENTAÇÃO CONSISTENTE

·                    CRIANDO UMA ESTRUTURA












Dicas para preparar boas Apresentações em PowerPoint

Falam-se muito em criatividade, objetividade e simplicidade. Mas como é difícil colocar tudo isso em prática, especialmente nas apresentações PowerPoint. Como são chatas! Com informações em excesso, layouts pobres e cores impróprias, certamente não atingem o objetivo principal: conquistar a platéia.
Mas excelentes apresentações PowerPoint estão ao alcance de todos! Basta seguir algumas regras fundamentais, as mesmas que abrem este artigo: criatividade, objetividade e simplicidade. Muita simplicidade!

O Perfil do Público Alvo:


Procure responder a estas perguntas:
Quem são os participantes?
Quais são seus gostos?
Existe alguma predisposição para a mensagem?


Se eu estivesse entre a platéia, como reagiria frente à palestra que estou preparando?






O Propósito da Exposição:

O que pretendo? Informar, persuadir ou inspirar?
Um estudo realizado pela Wharton Business School demonstrou que o público retém:


70% do que vê e ouve
30% do que vê
20% do que ouve
10% do que lê


Assim, o apresentador deverá dominar o assunto, saber estruturar e hierarquizar as idéias de forma lógica e dinâmica e distinguir o essencial do acessório.

As Características do Local:
Quando utilizar slides?
As dimensões e iluminação do local, assim como a disposição da platéia, influenciam na escolha do tipo de apresentação. Slides são indicados para platéias de qualquer tamanho, desde que não haja prejuízo na legibilidade da tela. Verifique se, no local da apresentação:
A distância entre a tela de projeção e a última fileira não excede em oito vezes a altura da tela; distância entre a tela de projeção e a primeira fileira não é inferior a duas vezes a altura da tela.


O Conteúdo:
A diagramação deverá ser estudada de maneira a tirar o máximo proveito da seqüência natural de observação do público frente a uma projeção: este perceberá primeiro as imagens/desenhos, depois títulos e legendas para finalmente mergulhar no texto em si.

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