domingo, 14 de agosto de 2011

TEXTO INFORMATIVO


Curso de informática básico – avançado
Discente:
Orientador:
A GLOBALIZAÇÃO E A INFORMÁTICA
Com a globalização houve uma alta expansão no mundo da tecnologia. Conhecemos ferramentas novas, a máquina de escrever ficou no passado e o computador assumiu uma posição de destaque. Essa modernização possui aspectos positivos e negativos. Como negativos posso citar a destruição criadora, que fez com que muitos empregados fossem substituídos por máquinas de alta tecnologia ou computadores; a ausência do convívio familiar pelos adolescentes, crianças e adultos que passam horas em frente ao computador; o aumento da miséria gerada pelo preço de uma nova tecnologia; os crimes virtuais comandados por presidiários, além de pedofilia, racismo, etc.
Por outro lado a informática também possui aspectos positivos uma vez que pode aproximar pessoas através de sites de relacionamentos, como o Orkut, MSN e tantos outros; traz informações mais rapidamente, como por exemplo, os sites de notícias em tempo real; para as empresas aumentou a velocidade do processamento de dados com informações precisas e de alta qualidade; ajuda em pesquisas escolares entre muitas outras facilidades.
No entanto essa tecnologia mesmo que chegue a pessoas carentes, dificilmente irá ajudá-las a terem uma vida melhor, visto que não basta ter acesso é preciso aprender a usá-lo. Talvez uma minoria possa ter a qualidade de vida melhorada buscando entretenimento, receitas, tendo contato com amigos distantes ou até mesmo informações dos sites de notícia.
O uso dos computadores por parte das crianças prejudica o estudo e a concentração, uma vez que elas tendem sempre para a diversão, deixando para traz o convívio familiar, a alimentação com a família, a conversa com os mesmos, além de deixarem pouco tempo para estudo e brincadeiras.
Acredito que o computador é um mal necessário e que deve ser usado com sabedoria, pois nem tudo que é divulgado é verdade. Perde-se até a grafia de algumas palavras que são substituídas por “internetês”; o convívio com as pessoas; a própria natureza linda e exuberante que está lá fora...
O computador e a internet devem ser usados com consciência acima de tudo, principalmente no mercado de trabalho onde se você não se atualizar corre o risco de ficar desempregado. Esta é a minha opinião!


Viviane A R Rodrigues
Enviado por Viviane A R Rodrigues em 06/05/2007
Código do texto: T477382

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário